quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Resenha Crítica: Comportamento humano nas organizações: O homem rumo ao século XXI

O capítulo 3 do livro de Roberto Kanaane. – 2 ed. – São Paulo: Atlas, 1999, trata-se dos condicionamentos e experiências sociais e profissionais que determinam sobremaneira o comportamento assumido pelo indivíduo no contexto socioprofissional, observando originalmente mudanças e posturas dos profissionais frente as novas demandas.
Aborda interações entre o homem e o trabalho no ponto de vista das relações que transmintem junto com o mundo desde o seu nascimento, marcando assim estágios, histórias, projetos, manifestando-os com o seu próprio trabalho. Aborda interações entre o homem e o trabalho no ponto de vista das relações que transmintem junto com o mundo desde o seu nascimento, marcando assim estágios, histórias, projetos, manifestando-os com o seu próprio trabalho. Pontos que podem influenciar, como: resgate a auto-estima, autoconhecimento desenvolvimento da intuição, para melhores condições de vida.
Várias tendências mostram os distintos pontos nos quais se referem tanto às influências sociais e políticas, quanto ao grau de participação organizacional, observando assim nas organizações, tanto a participação financeira quanto a participação social, como indicadoras de um estágio em desenvolvimento. O desenvolvimento organizacional é um processo sócio-administrativo, concorrendo ao dinamismo e ao funcionamento dos níveis

hierárquicos, não esquecendo que a preocupação co o meio ambiente tende a refletir o estágio de desenvolvimento da cultura organizacional. Visto que o desenvolvimento organizacional atua como mecanismo regulador dos setores de trabalho,possibilidades de intervenções de processos e adequações das empresas às demandas mercadológicas. Há vários sinais mostrando que o desenvolvimento organizacional se dá a partir de mudanças estruturais, organogramas, reorganizações administrativas, etc.
Segundo Roberto Kanaane, 1999, cada vez mais acentuada tem sido a preocupação com a qualidade de vida experienciada pelos trabalhadores e dirigentes no cotidiano das organizações. Fatores associados à motivação, à comunicação e à participação estão presentes neste enfoque, sendo evidente que o nível de participação do trabalhador assinala em que grau o ambiente organizacional se torna um facilitador para efetiva integração. Há de se considerar ainda que os fatores pessoais, associados à formação do trabalhador, influenciam na percepção que o mesmo elabora sobre o ambiente organizacional, que retrata, em termos gerais, a história de vida, a história pessoal de cada trabalhador e a classe social a que pertence


Fonte: Kanaane, Roberto, Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI, Roberto Kanaane. _ 2. Ed._ São Paulo: Atlas, 1999. cap. 3, pág. 54-76.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Cotações, Índices e Câmbio

Últimas Notícias!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO