segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Filme: O Terminal

Tom Hanks é Viktor Navorski, um homem normal que viaja de sua terra natal, a fictícia Krakozhia, para os Estados Unidos. Ao chegar lá, as autoridades americanas se encontram com um grande problema em mãos: enquanto voava, Krakozhia sofreu um golpe de Estado e teve o seu poder tomado, perdendo assim o seu reconhecimento de nação por parte dos EUA. Viktor então é, sem culpa alguma, prejudicado por um grande problema diplomático: não pode voltar ao seu país de origem, já que ele teoricamente não existe mais e está em guerra, e não pode pisar fora do aeroporto pois não tem visto para entrar nos EUA. Sem nada a fazer, ele acaba por tocar a vida para frente ali mesmo, no terminal do aeroporto durante nove meses, quando o país dele volta a ser reconhecido.

“Aspectos importantes do filme associados à comunicação”:

O filme trata da importância da linguagem, da comunicação e isso é percebido no momento em que mostra a dificuldade do personagem em se comunicar, já que as pessoas ao seu redor não falavam o mesmo idioma, ou seja, ele não era um falante nativo.
Vale ressaltar que o personagem tinha um grau de escolaridade suficiente para conseguir sobreviver e se adaptar ao ambiente em que estava vivendo, mais isso não foi o suficiente. Ele precisou utilizar bastante a comunicação, no inicio, a não-verbal feita através de imagens, sons e até mesmo nas comparações entre livros de mesmo conteúdo com idiomas diferentes, a partir daí começou a entender a sua real situação, o porque de ficar preso no aeroporto. Ao decorrer dos acontecimentos ele foi utilizando a comunicação verbal, adquirindo mais conhecimentos, conceito das coisas e até troca de informações, alcançando o seu objetivo.
Enfim, o filme é apresentado num estilo simples e claro, na qual destaca a comunicação não-verbal como a mais presente, a que está entrelaçada na vida do personagem no inicio da sua adaptação. Assim, concluímos que a linguagem, a comunicação é um recurso indispensável do homem para a sua interação, expressão de sentimentos (motivação, atitude), vontades e atos (experiência, conhecimento).

"Relação do filme: O Terminal com o PI: As Pessoas e As Organizações"

De forma sutil, o filme mostra a grande capacidade de adaptação do ser humano, que diante das dificuldades, principalmente de comunicação, busca o improviso, a superação e, principalmente, a solidariedade, tornando os momentos difíceis em aprendizado e crescimento humano.
Isso mostra algumas características em que as pessoas devem buscar, evoluir, principalmente dentro das organizações, que são lugares onde se ensina e se aprende continuamente. Afinal, o meio em que se vive hoje é de competitividade tornando os desafios crescentes e aumentando-os em uma necessidade de busca constante de aprendizado. Não é um desafio fácil para ser enfrentado, pois exige inteligência, flexibilidade, convivência com a tradição e a modernidade e aprendizagem de trabalhar em grupo.

1 Comentário:

Unknown disse...

Parabéns!! Vocês fizeram uma ótima análise e estabeleceram uma relação muito boa com o tema do projeto.
Até breve,

Bianca Ribeiro

Postar um comentário

Cotações, Índices e Câmbio

Últimas Notícias!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO