sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Importância do Conhecimento Humanístico para o Contador e a Educação Profissional Continuada Contábil

Após pesquisas e o desenvolvimento do trabalho sobre este tema, conclui-se que para ser um grande profissional é necessário está sempre em busca dos conhecimentos, desenvolvendo pesquisas, participando de palestras, manter sempre o hábito de leituras relacionadas à profissão como revistas, jornais e até a própria internet, grande arma de atualização do mundo contemporâneo. Além disso, ficar atento a novas oportunidades que surgem no meio profissional, para que não sejam desperdiçadas como conseqüência de não acompanhar a evolução do mercado e da falta de ampliação do conhecimento.
Portanto, a educação continuada não é mais um diferencial entre os profissionais contábeis e sim uma exigência da sua profissão, para que o mesmo tenha qualidade e competitividade no mercado de trabalho.

Para conferir a pesquisa na íntegra, acesse: http://docs.google.com/View?id=dhjjs4cv_0dzgjb8t5

sábado, 14 de novembro de 2009

A diversidade linguística apresentada no português do Brasil

As línguas humanas estão em constante processo de mudança, mas antes de ocorrer uma mudança, há um período de variação lingüística, com duas ou mais variantes coexistindo no sistema.
Para Dante Lucchesi, a visão unitária de uma única língua que recobre as diferenças lingüísticas, tanto no plano diastrático das diferenças sociais, quanto no plano diatópico das diferenças regionais, fundamenta-se, para além dos influxos políticos, na perspectiva teórica que focaliza o funcionamento abstrato da língua circunscrita à sua função comunicativa, ou é tributária da teoria da competência lingüística que reflete nos mecanismos mentais do funcionamento da linguagem, abstraídas as condições concretas de uso da língua.

Veremos a seguir trechos de três entrevistas feitas com diferentes tipos de pessoas, na qual essa diferença foi de escolaridade, idade, aspecto geográfico, ajudando assim a entender um pouco mais sobre o que falamos acima:
1ª entrevista:
Entrevistador: Quais os pontos que o senhor acha, que a empresa precisa melhorar?
Geraldo: Não, pra mim, pra eu tá bão. Uma vez que eu gostando.
Entrevistador: O senhor gosta da profissão que exerce?
Geraldo: Gosto, por que é a profissão, que a gente na roça é destocar, e aqui a gete carrega e descarrega caminhão, é pra mim tá bão.

2ª entrevista:
Entrevistador: Você se identifica com a função exercida?
Aldenora Cristina: Sim, assim, é no caso sou professora e a questão de você é, ser professor,afinal de contas, você procura por isso né, então fiz um curso de graduação após o curso de graduação já tinha né em mente fazer um mestrado que era justamente para ter a possibilidade de exercer a função de professor isso já tava em mente e depois futuramente o doutorado pra enfim ter maiores condições de exercer a profissão de forma mais.
3ª entrevista:
Entrevistador: Você acha que a empresa lhe oferece campos de desenvolvimento pessoal?
Glecio: Sim, quando ela ajuda o profissional a qualifica-se, ela ajuda ele a crescer e ter um maior desenvolvimento dentro da sua área.
Entrevistador: Quais foram os cursos já ministrados na empresa?
Glecio: Vários cursos, aqui agente mesmo já teve seminários, que essa empresa mesmo, como eu posso falar, administrou. Volta para quando foi implantado Simples Nacional no Brasil.Com nossos colegas passam por cursos profssionalizantes.

Contudo, os textos possuem gramática natural, cujas estruturas e regras todos os falantes (inclusive os analfabetos) conhecem e utilizam no dia a dia. Possui uma variação sociocultural, geográfica, por possuir sotaques nordestino e estilística por depender de diferente grau de formalidade.
Nos textos acima, foi usado uma língua oral, isto é, foi escrito de forma como se fala, pertencendo ao mundo da oralidade, não o dá escrita.
Para se comunicar, os falantes não precisaram ter necessariamente domínio nas regras gramaticais escolares, eles utilizaram uma gramática natural. Deste modo, foi observado vários fatores que interferem na maneira individual que o falante tem de se expressar, por exemplo: idade, grupo social, grau de escolaridade, outra região, etc. Ocorrendo assim, uma variação linguística, possuindo maneiras particulares de cada região do país.
Destaca-se também, que os textos estão linguisticamente corretos, porque podemos compreender o que eles estão expressando, mas está gramaticamente incorretos, pois não observa os padrões definidos pela gramática normativa.


A norma-padrão é referência pela qual os falantes identificam a língua, atribuindo a ela um falso caráter homogêneo. Isso acarreta no tratamento da variação e da mudança linguística como desvios, erros, não "língua".
Farraco reflete sobre essa questão: "A mudança lingüística é certamente um dos pontos mais complicados a ser enfrentado em qualquer debate sobre a língua, em especial sobre a norma-padrão, porque o sentimento geral dos falantes é de que a língua identificada, em certo imaginário social, com o padrão é estática: e, desse modo, eles tendem a confundir a mudança com uma idéia de decadência, degeneração, desintegração da língua." (Revista Língua Portuguesa- O Abismo, n° 19,2003)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mercado de trabalho para os profissionais de contabilidade na cidade de Salvador

O mercado de trabalho do contador é bastante amplo e atrativo oferecendo inúmeras alternativas de trabalho. Como toda pessoa jurídica (empresa) necessita de, no minímo, um contador, a área de perícia contábil e auditoria tornam-se pontos fortes entre as opções de emprego que estão em alta nesta área. Também, para os profissionais que já têm alguma experiência na área, é bastante comum abrirem consultorias próprias, onde prestam serviços para empresas, fazendo demonstrações financeiras, consultoria tributária, entre outras.
As empresas, nos dias de hoje, têm procurado novos mercados e investido em modernização e treinamento pessoal, com o objetivo de conquistar segmentos em expansão como a consultoria, pois perceberam que necessitam contar com parceiros especializados, e também a auditoria, por conta do aumento de escândalos financeiros. Ou seja, estamos na época do conhecimento, do capital intelectual, das grandes decisões, e a cada dia que passa a função do contador na sociedade é fundamental, e mais relevante, pois ao conhecer profundamente a empresa o mesmo revela-se como o profissional encarregado de garantir a continuidade das entidades e responsável pela manutenção dos empregos e até na criação de novos.


Podemos entender um pouco mais como está o mercado de trabalho do contador assistindo os videos nos endereços logo abaixo com entrevistas de grandes profissionais da área contábil, principalmente uma de grande poder: Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Dona Maria Constância.
  • Opinião do contador de uma empresa privada, clique aqui!
  • Opinião do gerente do SineBahia, clique aqui!
  • Opinião da Presid. do Conselho Regional de Contabilidade - CRC, clique aqui!




Resenha Crítica: Comportamento humano nas organizações: O homem rumo ao século XXI

O capítulo 3 do livro de Roberto Kanaane. – 2 ed. – São Paulo: Atlas, 1999, trata-se dos condicionamentos e experiências sociais e profissionais que determinam sobremaneira o comportamento assumido pelo indivíduo no contexto socioprofissional, observando originalmente mudanças e posturas dos profissionais frente as novas demandas.
Aborda interações entre o homem e o trabalho no ponto de vista das relações que transmintem junto com o mundo desde o seu nascimento, marcando assim estágios, histórias, projetos, manifestando-os com o seu próprio trabalho. Aborda interações entre o homem e o trabalho no ponto de vista das relações que transmintem junto com o mundo desde o seu nascimento, marcando assim estágios, histórias, projetos, manifestando-os com o seu próprio trabalho. Pontos que podem influenciar, como: resgate a auto-estima, autoconhecimento desenvolvimento da intuição, para melhores condições de vida.
Várias tendências mostram os distintos pontos nos quais se referem tanto às influências sociais e políticas, quanto ao grau de participação organizacional, observando assim nas organizações, tanto a participação financeira quanto a participação social, como indicadoras de um estágio em desenvolvimento. O desenvolvimento organizacional é um processo sócio-administrativo, concorrendo ao dinamismo e ao funcionamento dos níveis

hierárquicos, não esquecendo que a preocupação co o meio ambiente tende a refletir o estágio de desenvolvimento da cultura organizacional. Visto que o desenvolvimento organizacional atua como mecanismo regulador dos setores de trabalho,possibilidades de intervenções de processos e adequações das empresas às demandas mercadológicas. Há vários sinais mostrando que o desenvolvimento organizacional se dá a partir de mudanças estruturais, organogramas, reorganizações administrativas, etc.
Segundo Roberto Kanaane, 1999, cada vez mais acentuada tem sido a preocupação com a qualidade de vida experienciada pelos trabalhadores e dirigentes no cotidiano das organizações. Fatores associados à motivação, à comunicação e à participação estão presentes neste enfoque, sendo evidente que o nível de participação do trabalhador assinala em que grau o ambiente organizacional se torna um facilitador para efetiva integração. Há de se considerar ainda que os fatores pessoais, associados à formação do trabalhador, influenciam na percepção que o mesmo elabora sobre o ambiente organizacional, que retrata, em termos gerais, a história de vida, a história pessoal de cada trabalhador e a classe social a que pertence


Fonte: Kanaane, Roberto, Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI, Roberto Kanaane. _ 2. Ed._ São Paulo: Atlas, 1999. cap. 3, pág. 54-76.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

" As Pessoas e As Organizações "

Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes (Nas empresas, estes excedentes são normalmente chamados de lucros), assim esses excedentes ajudam a assegurar a continuidade das organizações.

Toda a organização tem três partes básicas: Pessoas, Tarefas e Administração. A administração inclui o planejamento, organização, liderança e controle do desempenho das pessoas, organizados para a tarefa. Outro ponto fundamental sobre as organizações é que elas existem dentro de um meio ambiente. Todas operam dentro de um ambiente que inclui fornecedores, clientes e concorrentes, bem como uma grande variedade de condições legais, econômicas, sociais e tecnológicas.

Entretanto, no momento atual, deve-se observar que para se tornar uma organização competitiva deve-se integrar colaboradores que assumam com responsabilidade suas tarefas, que tenham disciplina e se possível que sejam criativos. Deve-se ater ao fato de que cada realização da administração é a realização de uma pessoa, conseqüentemente cada fracasso é o fracasso de um colaborador integrado na organização. Logo, são as pessoas nas organizações que fazem à diferença e não forças e nem fatos do cotidiano dessas organizações. Assim, é por meio da dedicação e da integridade dos colaboradores das organizações que se determina se as mesmas são ou não competitivas.

Fontes:

Cotações, Índices e Câmbio

Últimas Notícias!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO