segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Filme: O Terminal

Tom Hanks é Viktor Navorski, um homem normal que viaja de sua terra natal, a fictícia Krakozhia, para os Estados Unidos. Ao chegar lá, as autoridades americanas se encontram com um grande problema em mãos: enquanto voava, Krakozhia sofreu um golpe de Estado e teve o seu poder tomado, perdendo assim o seu reconhecimento de nação por parte dos EUA. Viktor então é, sem culpa alguma, prejudicado por um grande problema diplomático: não pode voltar ao seu país de origem, já que ele teoricamente não existe mais e está em guerra, e não pode pisar fora do aeroporto pois não tem visto para entrar nos EUA. Sem nada a fazer, ele acaba por tocar a vida para frente ali mesmo, no terminal do aeroporto durante nove meses, quando o país dele volta a ser reconhecido.

“Aspectos importantes do filme associados à comunicação”:

O filme trata da importância da linguagem, da comunicação e isso é percebido no momento em que mostra a dificuldade do personagem em se comunicar, já que as pessoas ao seu redor não falavam o mesmo idioma, ou seja, ele não era um falante nativo.
Vale ressaltar que o personagem tinha um grau de escolaridade suficiente para conseguir sobreviver e se adaptar ao ambiente em que estava vivendo, mais isso não foi o suficiente. Ele precisou utilizar bastante a comunicação, no inicio, a não-verbal feita através de imagens, sons e até mesmo nas comparações entre livros de mesmo conteúdo com idiomas diferentes, a partir daí começou a entender a sua real situação, o porque de ficar preso no aeroporto. Ao decorrer dos acontecimentos ele foi utilizando a comunicação verbal, adquirindo mais conhecimentos, conceito das coisas e até troca de informações, alcançando o seu objetivo.
Enfim, o filme é apresentado num estilo simples e claro, na qual destaca a comunicação não-verbal como a mais presente, a que está entrelaçada na vida do personagem no inicio da sua adaptação. Assim, concluímos que a linguagem, a comunicação é um recurso indispensável do homem para a sua interação, expressão de sentimentos (motivação, atitude), vontades e atos (experiência, conhecimento).

"Relação do filme: O Terminal com o PI: As Pessoas e As Organizações"

De forma sutil, o filme mostra a grande capacidade de adaptação do ser humano, que diante das dificuldades, principalmente de comunicação, busca o improviso, a superação e, principalmente, a solidariedade, tornando os momentos difíceis em aprendizado e crescimento humano.
Isso mostra algumas características em que as pessoas devem buscar, evoluir, principalmente dentro das organizações, que são lugares onde se ensina e se aprende continuamente. Afinal, o meio em que se vive hoje é de competitividade tornando os desafios crescentes e aumentando-os em uma necessidade de busca constante de aprendizado. Não é um desafio fácil para ser enfrentado, pois exige inteligência, flexibilidade, convivência com a tradição e a modernidade e aprendizagem de trabalhar em grupo.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pessoas Criativas Nas Organizações: Tendências!

Na atualidade, pode-se afirmar que as mudanças relacionadas com as organizações estão cada vez mais freqüentes e rápidas. O processo de Globalização é o principal motivo desse novo cenário, pois com a interdependência cada vez maior entre os países, as organizações precisam adaptar ao novo, buscando evoluir não só tecnologicamente, mas, principalmente, através das pessoas. Afinal, são as pessoas nas organizações que fazem à diferença e não forças e nem fatos do cotidiano dessas organizações.

Enfim, com esse mercado competitivo do século XXI os grandes administradores e empreendedores precisam de estratégias de valorização máxima das pessoas dentro da sua organização e para isso emerge uma característica do ser humano considerada como mais um diferencial: a criatividade na qual está ligada com estruturas flexíveis, em que ocorre a participação efetiva de equipes de trabalho multifuncionais e autogerenciadas com uma maior orientação para o aprendizado organizacional. Esses são alguns exemplos de organizações atuais.

Fonte:http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=ds434rawl

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ministro da Previdência destaca importância dos contabilistas para o Brasil

No dia 05 de novembro de 2008, a Revista Contábil e Empresarial Fiscolegis divulgou uma entrevista do Ministro da Previdência Social, José Pimentel (ele assumiu o cargo no dia 11 de junho de 2008) ao Jornal CFC (Conselho Federal de Contabilidade)

Nessa entrevista o ministro fala sobre:

  • Previdência Social: a mudança na contabilidade da previdência, essa mudança seria a separação da Contabilidade Pública da Previdência Brasileira.
  • Simples Nacional: os resultados conseguidos até o momento da publicação que foram acima da expectativa deles, além de ser o principal objeto para a ampliação da cobertura previdênciária.
  • Importância dos Contabilistas para o País: o esforço que estão fazendo cada vez maior para que os contabilistas sejam parte desse processo de discussão da contabilidade pública, da Reforma Tributária, do Simples Nacional. Afinal, os contadores são grandes parceiros do sistema de fiscalização e de controle das finanças públicas, do sistema fiscal e, ao mesmo tempo, de proteção do contribuinte.


Para conferir essa entrevista na integra, clique aqui!

Cotações, Índices e Câmbio

Últimas Notícias!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO